domingo, outubro 15, 2006

Ferraris exóticos (2)





1975 Ferrari 365 GTS-4 NART Spyder by Michelotti
A N.A.R.T. (North American Racing Team) para além de ser nos anos 70's a mais poderosa das equipas particulares que corriam com a marca 'Ferrari' chegou a encomendar a carroçadores versões especiais de modelos de produção corrente da fábrica do 'cavallino rampante', principalmente nas versões muito apreciadas nos Estados Unidos, os cabriolets e/ou spyders. São bastamente conhecidos os 275 GTB-4 NART Spyder e os 365 GTB4 NART "Daytona" Spyder.
Menos dado às passarelles é o retratado, filho da casa Michelotti e não da habitual Pininfarina, talvez também porque foi produzido em números espartanos e muito confidenciais. O que mais aprecio no seu desenho é a liberdade usada pelo carroçador, que não se cingiu a "tirar-lhe a capota" e um ou outro toque de estilo personalizado: o seu design é totalmente inovador em relação à versão-mãe que se fica pelo fornecimento de chassis e mecânica. Não tenho fotos que o permitam afirmar mas acredito que o tablier e interiores são também diferentes dos do modelo original. Não sendo particularmente belo mesmo assim é uma das versões mais apreciadas pelos coleccionadores e entusiastas nas grandes exposições mundias, pelo ineditismo e exclusividade.
Porém foram feitos ao longo da sua história muitos Ferraris feios. Oh lá se foram... quer pela casa-mãe quer pelos carroçadores independentes. Nesta série publicarei fotos de alguns, uns mais conhecidos e outros raros, alguns mesmo só com suporte em imagens da sua época pois os poucos exemplares fabricados não resistiram e deles só resta memória e parca documentação.
(fotos gamadas na net, como sempre, e sei eu lá hoje em que sites... a verdade é que nem reivindico proriedade nem autoria das mesmas... divulguo-as sem querer colher qualquer mérito por elas)