sexta-feira, março 31, 2006

"mariscando luas"

O Luís Carlos Patraquim acedeu vir a Almeirim conversar sobre 'escritas', contar-nos como é que se mariscam luas (só esta expressão dava para um colóquio!) e do olhar ao banal quotidiano se faz borbulhar a música das palavras, poesia.
Também teremos ensejo de conversar sobre como é ser o Poeta da transição do processo cultural e da ruptura nas letras moçambicanas pós-independência, ele que o foi no pós-poesia militante e fez a ponte entre os primevos Rui de Noronha e Noémia de Sousa, depois Rui Knopfli ou José Craveirinha, Glória de Sant'Anna, Grabato Dias, e a nova geração: ele, Nelson Saúte, Eduardo White, mais tantos que não cito mas que asseguram a continuidade da qualidade poética de matriz moçambicana. Já agora e se houver vez, sobre as diversas influências culturais nessa escrita, afro nativa, lusa e africânder, seja na poesia ou na escrita poética.
É assim, falar de 'escritas' é um mundo sem fim, felizmente...
Vai ser a 29 de Abril, que é um sábado, e às 5 da tarde. No net-café "Copo com Texto" as palavras quentes de África voltarão a deixar os lábios secos aos que já sentiram o seu bafo e aos que o sonham.
Acerca do Luis Patraquim faço copy ao 'currículo' que a sua actual editora disponibiliza, aliás o site onde gamei a foto. Ei-lo, omisso em muito do seu trajecto pelas letras 'cá' e 'lá', mas mesmo que assim não fosse seria sempre parco de tanto que teremos gosto em falar!
.......................................................................

2 Comments:

Blogger Dinamene said...

Carlos, embora raras, conheces estas pérolas do Patraquim:
http://www.africamente.com/africamente/autores.asp?codigo_seccao=0

Abraços

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que bom para as gentes do Ribatejo terem um animador cultural como tu!!, abraço ao Poeta e ao Gil e que tudo corra bem!, muf'

11:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home