sexta-feira, junho 02, 2006

ainda em volta das estantes - XIII



(Na de baixo vê-se a ponta das obras completas de Agatha Christie; 'o assassinato de roger ackroyd' é provavelmente o meu best-seller dessa grande Autora. Olhando melhor vêem-se uns Mário-Henrique Leiria e José Rodrigues Miguéis. Mais além Woody Allen, bem à vista Eco e dois livros de Rosa Montero, um deles dos que mais prazer me deram ler nos últimos dois anos: 'a louca da casa'... a razão está à vista, eu que sou por aqui 'o louco da casa' e, nele, encontrei conforto e compreensão.

Espreitam um livro de Reinaldo Ferreira-pai, o "repórter x", e um sobre ele. O 'memórias de um ex-morfinómano' foi-me importante em dada altura. Por isso o conservei e foi sobrevivendo à vida de saltibanco que tive quando cheguei à Europa, até estabilizar vidas e ninhos: foi dos poucos pois, dessa época, muitos poucos livros sobreviveram aos que ia comprando conforme sobrava uma nota de vinte no bolso.

Vejo um Jorge de Sena e tenho de me recordar de o juntar aos outros que tenho dele. Mexer nos livros tem estes prazeres duma arrumação que é infindável e nunca satisfatória, mesmo que nesta forma virtual de a contar estante a estante)