domingo, maio 28, 2006

ainda em volta das estantes - VIII



(Nestes sobressaiem logo os da trilogia 'o senhor dos anéis' de J.R.R. Tolkien: que não assuste o tamanho: quando comecei o primeiro não consegui parar até chegar à última folha do último, já lá vão uns vinte e tal anos.

Na fila de cima, topo do lado esquerdo, um curioso manual que ensina a construir abrigos nucleares domésticos. Coisa útil, e reza o registo que o comprei na década de oitenta. No outro lado, direito, alguns Livros 'B', aqueles pequeninos de capa preta. Por eles fui introduzido a Baudelaire, Merrimé, Flaubert, na minha juventude. Em homenagem a esse tempo houve uma altura, já cá, que comprei alguns: eis os sobreviventes.

Consigo ainda ver um Breton (mas há mais) e os dois volumes de 'o pacto', de James Michener: no registo dos 'romances históricos' trás uma visão muito pormenorizada do nascimento da África do Sul enquanto país e dos seus povos.

Ainda na de cima mas encoberto deverá estar o 'rififi' de Auguste Le Breton, um dos primeiros - senão mesmo o primeiro - policial "negro" da história deste género: é-me livro de culto, lado a lado com os Hammet e mais alguns de que ainda falarei)