domingo, janeiro 28, 2007

cinema - "O jardim de outro homem"


Porque hoje levantei-me cedo (é domingo, costumo 'pastar' na cama até às dez, às vezes onze) fui até à sala comer o iogurte matinal e fumar o primeiro cigarro. Faço-o muitas vezes ao longo da semana e é aí, então a essa hora bem mais cedo que hoje, que eu vejo a minha única televisão do dia: as notícias matutinas e as primeiras páginas dos jornais. Hoje, por ser mais tarde e por ser domingo, a programação é diferente e, assim, vi a parte final dum programa informativo sobre África (RTP1).
E vamos à razão do post: vai estrear cá dentro de dias um filme que eu quero ver se não perco, embora não saiba ainda bem como pois, certamente, não será incluído no grande circuito comercial, não é candidato a Óscares: "O jardim de outro homem" do moçambicano Sol de Carvalho, rodado muito recentemente em Maputo. Trata-se, tão só, da terceira longa metragem moçambicana desde a independência - aprendi-o na notícia.
Nem que fosse pelas imagens da minha já quase esquecida cidade de cimento, já valeria a pena vê-lo. Mas, ao pouco que vi, há mais, muito mais: a vida dentro da cidade, as pessoas, as suas caras, até o cheiro da cidade pareceu-me senti-lo naquelas fugazes imagens. Para além da sua estória, do argumento, que esse será como todos são, sejam rodados na Caparica ou em Hollywood: uns prendem e outros não. Mas, este, quero vê-lo por mais razões, olá se quero...

(a imagem, com resumo do argumento e ficha técnica, estava aqui)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá, sou portuguesa e estou a trablhra há 5 meses em Maputo. Fui ontem ao cinema Xenon ver "O Jardim do Outro Homem". Está excelente, recomendo vivamente! Enquanto estava a ver o filme só pensava: "espero que passe em Portugal para a minha família poder ter a oportunidade de conhecer a realidade de Maputo". Este é Maputo dos nossos dias! Será que vai ser suficientemente divulgado em Portugal? Um abraço. Andreia Alves

12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home